terça-feira, 19 de março de 2013

Previsão Feng Shui 2013

Previsão Feng Shui 2013

Confira dicas para colocar em prática no lar, ao longo do ano com a Previsão Feng Shui 2013

Você sabia que é possível fazer previsões anuais para a sua casa, com base no Feng Shui Tradicional Chinês?

Na Astrologia, temos doze casas e signos zodiacais, que ao longo do ano recebem diferentes "visitantes": os planetas. No Feng Shui, um imóvel é dividido em oito setores, cada um correspondendo a uma das oito direções da rosa dos ventos: Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste.

Todos os anos, cada um desses setores recebe uma estrela visitante diferente. Mas, vale lembrar que o que chamamos de estrelas no Feng Shui não são corpos celestes reais, e sim potenciais energéticos, formados pela interação de diversos fatores do céu e da terra. Ao todo, são analisados os potenciais de nove diferentes estrelas, numeradas de 1 a 9. Os oito setores da casa, assim como as nove estrelas, estão associados - cada um - a um dos cinco elementos chineses: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água .

Previsão Feng Shui 2013


Ano Novo Chinês começou no dia 03/02/2013

Mas, antes de analisar a Previsão Feng Shui 2013, precisamos saber que o calendário chinês é diferente do nosso.

Na verdade, os chineses possuem dois calendários: um reflete os ciclos da Lua, enquanto o outro reflete os ciclos do Sol.

No Feng Shui, usamos o calendário solar, cujo novo ano começa sempre no dia 3, 4 ou 5 de fevereiro. Em 2013, o Ano Novo Chinês ocorreu, no Brasil, às 14h, do dia 3 de Fevereiro (horário de verão).

A partir do centro da sua casa ou apartamento, identifique as oito direções da rosa dos ventos. Para isso, fique no centro do seu imóvel e use uma bússola - ou o seu telemovel, se fôr um smartphone - para identificar o Norte e as outras sete direções.

Depois, inspire-se na imagem acima para "repartir" a planta do seu imóvel em oito partes iguais. Depois disso, veja abaixo qual o potencial que estará em cada área da sua casa em 2013, Previsão Feng Shui 2013 e quais os elementos que são recomendados ou inadequados para cada local.


Os cinco elementos chineses

Árvore - Cores: verde, azul claro | Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros | Materiais: plantas

Fogo - Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura | Formas: triângulos, pirâmides, estrelas | Materiais: lâmpadas e velas acesas

Terra - Cores: amarelo, marrom, bege | Formas: quadrado, linhas horizontais | Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

Metal - Cores: dourado, prateado, branco, cinza | Formas: círculos e arcos | Materiais: som de metal, cabaças

Água - Cores: preto, azul cobalto, azul marinho | Formas: formas sinuosas e irregulares |


Previsão Feng Shui 2013



Centro - Estrela 5

O centro do mapa de estrelas (e do seu lar) é o local onde a estrela 5 fica mais à vontade, sentindo-se em casa. Por isso, apesar de sua natureza agressiva, esta estrela não deve causar grandes problemas este ano. Para evitar perturbá-la, o que despertaria sua ira, devemos evitar fazer obras no centro do imóvel. O cuidado inclui não martelar pregos ou fazer muito barulho. Se as obras forem inevitáveis, ou até mesmo por precaução, podemos usar o som de metal para neutralizar a estrela 5, pois este "remédio" costuma ser muito eficaz. Para gerar o som de metal, você pode colocar no centro da casa um relógio de pêndulo, um sino do tipo pin, ou até mesmo deixar tocando um CD com música tranquila de piano, violão ou harpa. Evite as formas, cores e materiais associados aos elementos Árvore e Fogo no centro do seu lar em 2013.


Norte - Estrela 1

Esta é uma estrela de natureza benéfica, ligada à sabedoria, à riqueza e à fama, e tem especial influência sobre a vida acadêmica. Se o Norte for um local muito usado em sua casa, e você estiver precisando estimular esses aspectos em sua vida, coloque neste espaço as formas, cores e materiais ligados ao elemento Metal. Mas se você estiver triste ou deprimido, e o seu quarto ficar no Norte da casa, é melhor usar um pouco de formas, cores e materiais ligados ao elemento Árvore, como plantas, por exemplo.


Nordeste - Estrela 8

A estrela 8 é também muito favorável, e pode atrair riqueza, principalmente em assuntos ligados a imóveis. Se quiser fortalecer este potencial em sua casa, aproveitando suas boas vibrações, acrescente neste local algumas formas, cores e materiais ligados ao elemento Fogo, como pirâmides ou velas acesas. Mas se este for o seu quarto de dormir ou local de trabalho, e você estiver se sentindo um pouco estagnado, cansado ou sem iniciativa, prefira colocar formas, cores e materiais relacionados ao elemento Metal, que trará uma sensação de alívio.


Leste - Estrela 3

Encontramos no Leste uma estrela que estimula a competitividade e as atividades físicas de impacto. Um possível lado negativo desta estrela são ações judiciais, roubos e brigas, que manifestam uma energia de competitividade mal direcionada. Para evitar estes riscos, use formas, cores e materiais do elemento Fogo nesta direção, durante o ano de 2013. Você pode, por exemplo, pendurar um quadro com tom predominantemente vermelho neste canto ou usar objetos em formato de pirâmide. Mas se possui um trabalho ou uma personalidade naturalmente competitiva, relaxe e aproveite o gás que esta estrela lhe oferece!

Sudeste - Estrela 4

Esta estrela estimula o romance e a apreciação de todos os prazeres da vida. O risco é nos envolvermos em relacionamentos turbulentos, ou nos tornarmos excessivamente hedonistas, descuidando dos compromissos. O elemento Fogo - usado na área que está na direção Sudeste de seu lar - ajuda a prevenir ou remediar conflitos românticos. Já as formas e cores associadas ao elemento Água neste local ajudam a atrair romance e estimular a criatividade. Escolha um destes dois elementos conforme seus desejos e necessidades, mas fique atento para fazer qualquer ajuste necessário no percurso!


Sul - Estrela 9

Quem permanece neste local da casa ou tem aqui sua porta de entrada, terá um ano movimentado, com muitas atividades e vida social intensa. É um bom setor para quem está querendo dar um gás a novos empreendimentos, propiciando retorno financeiro rápido e fama. Mas este não é um bom potencial para quem está doente ou precisando descansar, pois sentirá sua energia muito dispersa. As formas, cores e materiais do elemento Árvore ajudam a estimular este potencial dinâmico. Já o elemento Terra, usado na área Sul, suaviza as características dinâmicas desta estrela.


Sudoeste - Estrela 2

Cuidado com a saúde este ano! Se você dorme nesta direção da casa, ficará mais propenso a problemas de saúde, principalmente no aparelho digestivo. Se a sua porta de entrada ou seu escritório estão no Sudoeste, a tendência será gastar dinheiro com problemas de saúde, ou enfrentará atrasos nos pagamentos esperados. É muito importante ter as formas, cores e materiais do elemento Metal nessa direção em 2013. O ideal é usar uma cabaça dourada, ou um objeto decorativo com as mesmas características.


Oeste - Estrela 7

Em 2013, quem permanece muito tempo neste setor da casa estará mais propenso a sofrer algum tipo de lesão física, seja em acidentes ou submetendo-se a cirurgias. Se este é um local onde se desenvolve alguma atividade importante em sua casa ou empresa, dedique especial atenção a libertar-se de supérfluos. Faça uma revisão nos armários e doe tudo que não for útil. Na empresa, engaje-se em alguma atividade social, de preferência ligada a obras de caridade. Caso contrário, poderá perder coisas que aprecia. A presença formas, cores e materiais do elemento Água no setor ajudará a diminuir estes riscos.


Noroeste - Estrela 6

No aspecto positivo, a estrela 6 na direção Nordeste da sua casa pode trazer maior tendência a viagens, mais autoridade e crescimento profissional. Os possíveis aspectos negativos são estresse por excesso de responsabilidades e problemas judiciais ou com impostos. Para estimular a carreira, use formas, cores e materiais do elemento Terra. Para aliviar as tensões ou conflitos, use o elemento Água e um pouco de Fogo. Tenha em mente que estas são as estrelas visitantes de 2013.


Um mapa de Feng Shui completo possui, em cada uma das direções, três estrelas fixas, que definem as tendências permanentes daquele setor em seu imóvel. Se você quiser conhecer este mapa e seus potenciais, o ideal é contratar um consultor de Feng Shui Tradicional Chinês, que irá até o local fazer todas as medições necessárias.


Que as estrelas possam lhe trazer muitas bênçãos este ano!

Artigo de Aline Mendes - É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro "Feng Shui - Terapia de Ambientes" e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil.



Veja também: Feng Shui - Manual Prático - Cores/Divisões

0 comentários:

Enviar um comentário