terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como fazer Cadeira de Jardim

Como fazer Cadeira de Jardim

 

 

Como fazer Cadeira de Jardim ?

Para fazer uma Cadeira de Jardim



Como fazer Cadeira de Jardim - Materiais:


  • 4 paletes do mesmo tamanho, de preferência rectangulares

  • 1 palete ligeiramente maior que as outras paletes e mais para a forma quadrada do que para a rectangular

Como fazer Cadeira de Jardim - Passo-a-Passo:


1. Pegue nas suas quatro paletes do mesmo tamanho e empilhe-as umas sobre as outras duas a duas. Não há necessidade de segurá-las, pois o peso da madeira faz com que estas não se movam.


2. Verifique se a sua palete restante é grande o suficiente para se encaixar como um encosto. Uma palete geralmente consiste de três camadas de madeira: as placas superiores, as médias placas (muitas vezes 2X4s) e o fundo. Neste caso as placas superiores precisam ser o tempo suficiente para se encaixar como um descanso traseiro enquanto ainda acomodando o 2X4s em cada lado do assento. Assim, eles precisam ser a largura do assento mais pelo menos 4 polegadas mais, se eles são uma polegada ou dois mais do que você… não tem que ser tão preciso e ele vai fazer a sua vida mais fácil.

3. Agora é hora de desconstruir a palete do encosto e aqui é onde entra o trabalho físico mais duro... Remova todas as placas (ripas) de fundo da palete e as duas de fora (placas/ripas médias). Deixe uma ou duas (dependendo de como é construída a palete). Não deite nada fora… pois mais tarde irá usar no projeto o resto das madeiras que acabou de retirar da palete.

Como fazer Cadeira de Jardim


A seta mostra os pregos que prendem a placa original do meio para as placas superiores, tudo o resto foi desconstruído.

4. Corte os restos em duas metades. Certifique-se de que vai cortar as ripas na mesma direção do que as do seu assento.

5. Agarre uma ripa de uma outra palete como eu fiz ou use uma ripa de madeira nova serrada e anexe com as placas de topo em ambos os lados. Estes precisam ser mais longos do que o seu encosto, para que possam alcançá-lo e caber ao lado das paletes de assento.

6. Sustente o seu encosto até onde quer que ele vá, para determinar a inclinação que pretende. Eu marquei, de lado, a inclinação do suporte das pernas para que eu percebesse o ângulo necessário mais tarde (veja abaixo foto com a seta). Apenas foram reutilizadas as placas médias originais da minha palete de encosto. Estas mal estarão visíveis no final.


Como fazer Cadeira de Jardim


7. A última etapa é anexar a palete do encosto para as paletes de assento. Originalmente ia deixar o encosto solto, mas foi um pouco demasiado vacilante então eu coloquei um parafuso onde a seta indica (na foto abaixo) isto é, uma de cada lado da espreguiçadeira. Só é anexada a palete do assento inferior, a parte superior de uma ainda é solta e removível.


Como fazer Cadeira de Jardim


Como fazer Cadeira de Jardim
Apenas um close-up do mesmo passo



E esta, é como se parece na parte de trás.


Como fazer Cadeira de Jardim

Tudo pronto! Poderá ficar assim ao natural ou envernizá-lo se pretender que fique da cor da madeira.


No meu caso,  decidi aplicar primário, pois já sabia que eu queria pintá-los eventualmente de uma outra cor.

Como fazer Cadeira de Jardim

Como fazer Cadeira de Jardim

Agora as cadeiras de jardim só precisam de algum tipo de amortecimento, algumas almofadas... e eu estou a pensar num dossel de pano, então podemos finalmente começar a usá-los. Que tal algumas laranjas, amarelos e rosas quentes em cima deste melado vermelho e, provavelmente, um branco sereno para a Copa? Não posso esperar para usá-las em grande estilo...


Espero que gostem...;)


Aprenda Também:


0 comentários:

Enviar um comentário