segunda-feira, 27 de junho de 2011

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Como escolher a abajur e castiçal para o quarto do casal



Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal
O quarto é um local de descanso e de descontracção, é onde se passa um terço das nossas vidas, pois uma boa noite de sono é fundamental para o bom desempenho no dia-a-dia, publica o site Dicas de decoração.

Para que um quarto seja o local perfeito não basta que seja bem decorado, embora isso tenha muito peso, pois um quarto bem decorado é um local onde nos dá vontade de estar.


Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal
Mas, o que acontece se o quarto estiver bem decorado e tiver uma má iluminação? Pois neste caso não vale de nada uma boa decoração porque a luz não vai deixar apreciá-la.


Existem várias formas de iluminação, mas neste artigo vou debruçar-me sobre os abajures e os castiçais em quartos de casal.

Qual será a mais adequada?


Para quem não sabe abajur é um candeeiro, que normalmente se coloca em cima das mesinhas de cabeceira, ao lado da cama conforme o seu uso e é coberto por um material cónico, para impedir que a luz da lâmpada atinja directamente a visão, já os castiçais são compostos apenas por uma vela, e chamam-se candelabros quando têm duas ou mais velas, são normalmente feitos de ferro ou metal e desde que foram criados constituem uma peça indispensável na decoração e iluminação.

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Os abajures estão muito na moda e são o género de candeeiros que se vende mais hoje em dia, dão luz suficiente, para ler, escrever, conversar, enfim para o que se quiser fazer no quarto, e o melhor é que dão com todas as decorações porque existem em várias cores: rosa, amarelo, laranja, azul, enfim... todas as cores possíveis e imaginárias.
Os castiçais ou os candelabros são adequados para quartos de aspecto antigo, pois os castiçais já são utilizados há muitos anos. Mas, ao mesmo tempo para quartos muito modernos,porque voltaram à moda e existem modelos irreverentes. Sem dúvida, que os castiçais e os candelabros dão uma iluminação muito boa, mas não são muito aconselháveis.

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal



E porquê?

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Porque para além de libertarem dióxido de carbono que vai consumindo o oxigénio existente na habitação, ainda mais por ser um quarto de casal, onde se consome mais oxigénio, o fumo que o castiçal liberta vai manchar as paredes do quarto. E caso, o castiçal tenha lâmpadas em vez de velas vai libertar muita luz e tornar-se incomodativo para os olhos. Para não falar, do perigo eminente aquando estes tiverem velas... pois, a um movimento mal dado ou outro tipo de acidente poderá criar-se um incêndio.


Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

0 comentários:

Enviar um comentário